Manoel Sobral Júnior

De wikITA


Nascido em Salvador, no dia 29 de Janeiro de 1935, Manoel Sobral Júnior, é graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA, mestre em Ciência pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e doutor em Filosofia pela mesma universidade.


Sobral foi convidado a coordenar o Centro de Tecnologia Copersucar, atual Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em janeiro de 1979 onde foi gerente geral do mesmo até julho de 1994. Durante seus 15 anos no CTC, ele foi responsável por grandes feitos como a criação do Consórcio Internacional para a Biotecnologia da Cana-de-Açúcar que levou ao mapeamento genético da cana-de-açúcar, processo extremamente importante no desenvolvimento de novas variedades.


Trecho de As mentes brilhantes do etanol brasileiro publicado no blog EthanolBrasil em 2007.

O engenheiro Manoel Sobral Júnior tinha 35 anos quando deixou um empregão de professor titular da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e aceitou o convite da Copersucar para montar o CTC. Juntou especialistas brasileiros e trouxe outros dos Estados Unidos, Havaí e África do Sul. Fez andanças pelos canaviais do Brasil. Montou estações de pesquisa em sete cidades, com 1.800 pessoas envolvidas.

“Ninguém trabalhava com tecnologias de cana nas universidades. Foi um esforço novo, de onde vieram os avanços que temos agora”, conta ele, hoje com 78 anos, aposentado, ainda dedicado a prestar consultorias na área, mas interessado em ouvir música clássica, de preferência sem invencionices sobre as partituras originais.

Faleceu na madrugada de 21 de agosto de 2013.

“Lamentamos muito a perda de um grande parceiro e ilustre colaborador do setor sucroenegético.” Assim reagiu o diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, ao ser informado sobre o falecimento de Manoel Sobral Júnior. Ele estava internado no Centro Médico de Campinas, onde faleceu na madrugada de quarta-feira (21/08).

Por 15 anos, Sobral foi executivo do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), trajetória que começou em 1979 quando a entidade ainda se chamava Centro de Tecnologia Copersucar. Ele foi responsável por iniciativas pioneiras, como a criação do Consórcio Internacional para a Biotecnologia da Cana-de-Açúcar que levou ao mapeamento genético da cana, processo extremamente importante no desenvolvimento de novas variedades.

“O setor deve muito ao trabalho competente e às iniciativas sempre produtivas do Manoel Sobral, uma pessoa que tem tudo a ver com o progresso e as realizações do CTC. Era uma pessoa muito bem formada que desempenhou um trabalho fundamental, que merece um sincero agradecimento de todos nós,” afirmou Werther Annichino, conselheiro da Copersucar e da UNICA que foi presidente do CTC durante 12 dos 15 anos em que Sobral atuou na entidade.

Links externos

CV no Sistema de Currículos Lattes

UNICAMP perde Manoel Sobral Jr


Turma de 1958

Professores do ITA

Academia Iteana de Letras

Ferramentas pessoais