Marcelo Garcez Lobo

De wikITA

Aluno do ITA
No Jubileu, 11/2013
Time de basquete da T63
Marcelo, Dória, Bartels, Jair, Luiz Celso, Pompílio, Taube e Bandel

Nasceu em 26/2/41, em Campinas, tendo sido criado em São Paulo. Com 9 irmãos, o pai, médico, teve que se esforçar bastante no trabalho para que todos tivessem uma formação de curso superior.

Tendo entrado no ITA antes de completar 18 anos, fez o serviço militar (2 anos) no CPOR da Aeronáutica.

Suas atividades extracurriculares foram mais intensas na área esportiva, tendo participado das equipes de natação, polo aquático e de basquete do ITA. Nesta modalidade foi pentacampeão das Olimpíadas Internas, a única turma campeã nos 5 anos de ITA, pelo menos até então.

Atuou na vida política estudantil, tendo sido representante de turma e diretor de Relações com Indústrias do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), tendo promovido alguns encontros com indústrias, dentre eles a Mesa Redonda da Indústria Brasileira de Motores Diesel, que alcançou grande repercussão na época.

Após a formatura em 1963 no ITA foi trabalhar na CEBEC Ar Condicionado, onde foi escalado para ser assistente do engenheiro chefe na obra da Textilquimica em São José dos Campos.

Em 1965 foi o primeiro iteano a ingressar na PROMON Engenharia, tendo participado do processo de compra das ações da PROCON Inc, empresa americana que detinha 50% do seu capital, fazendo parte assim do primeiro grupo de sócios pessoa física da PROMON. Gerenciou projetos de diversas instalações industriais pela PROMON.

Em 1972, convidado pelos acionistas da Arafertil, empresa em constituição por Cimento Itau, Moinho Santista e BNDES, assumiu a direção geral do projeto de desenvolvimento para exploração industrial do fosfato de Araxá. Foi durante 16 anos o primeiro executivo desta empresa chegando após o sucesso na implantação do projeto, a assumir o cargo de diretor presidente por mais 10 anos. Foi fundador do IBRAFOS Instituto Brasileiro do Fosfato onde foi seu diretor presidente. Foi também diretor vice presidente do IBRAM Instituto Brasileiro de Mineração.

Convidado pelos vencedores da licitação do TECON Terminal de Conteineres do porto de Santos, assumiu a gerência geral da Santos Brasil na fase de transição da gestão estatal para a gestão privada.

A convite do Grupo Libra, assumiu a direção geral do seu Terminal de Conteineres T37 em Santos. Foi em seguida designado para abrir a nova Estação Aduaneira do Interior (EADI)do grupo Libra onde foi o diretor presidente da Lbraport Campinas. Foi diretor de Novos Negócios da holding do grupo Libra.

Fundou a CAUTELA, sua empresa de consultoria empresarial e seguros. Atua na área de resseguros onde é sócio da ARX-Re Corretora de Resseguros.

É casado há 50 anos com Lucila. Eles têm 4 filhos: Camila, formada em Comunicação pela FAAP; Thomaz, com pós doutorado em Agronomia pela UNESP de Botucatu; Luciana, formada em Administração de Empresas pela FAAP; e Alice, formada em jornalismo pela PUC-SP. São todos casados e deram 6 netos a Marcelo e Lucila.

Depoimento do colega Wolfgang Bandel em 12/2013

Fomos não somente colegas, mas também amigos fora do ITA. Frequentava a casa do Marcelo; gostava muito da sua família.

Sempre tive grande respeito e admiração por sua mãe, Da. Maria Rita, criando e educando os dez filhos (Marcelo é o mais velho), com mão carinhosa e sempre firme. E também sempre com o coração aberto aos amigos dos filhos, sempre um lugar disponível e acolhedor à mesa.

O pai, Dr. José Inácio, era igualmente amável. Sempre que me via, bradava “Wolfgang” ... e depois de breve intervalo lembrava, pausadamente: “Wolfgang Amadeus Mozart, Eine Kleine Nachtmusik” ... e cantarolava a Nachtmusik (Serenata Noturna). Talvez eu tivesse sido o único “Wolfgang” que conheceu pessoalmente. Foi médico ilustre, expoente na Indústria Farmacêutica, fundador da Escola Paulista de Medicina, atualmente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).


Turma de 1963

Links externos

Resumo do TG

Ferramentas pessoais