Marcelo Nunes de Carvalho

De wikITA

imagem:MarceloCarvalho.jpg

Formado em Engenharia de Computação pelo ITA, possui mestrado em Inteligência Artificial no segmento de jogos eletrônicos pela Universidade de São Paulo (USP).

Era sócio-diretor da Devworks Game Technology, onde liderou a produção de diversos jogos, tendo sido indicado pelo prêmio MMonline/MSN como profissional de tecnologia do ano, além de presidir a ABRAGAMES (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos).

Faleceu em 12 de Janeiro de 2010, após um curto período de internamento devido ao diagnóstico de leucemia em meados de dezembro do ano anterior.

Íntegra da nota publicada pelo UOL em 13 de Janeiro de 2010:

Faleceu na noite de terça-feira (12), em São Paulo, Marcelo Carvalho, 33 anos, um dos fundadores da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos). Diagnosticado com leucemia, Carvalho estava internado no Hospital Santa Catarina, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

"Ele foi um ícone da indústria nacional de jogos, fundando a Abragames em 2004 junto com oito empresas", conta André Penha, vice-presidente de Relações Públicas da associação. Carvalho presidiu a Abragames entre 2005 e 2006 e sua gestão foi marcada pelo estreitamento de laços com o Ministério da Cultura, o que resultaria no Brgames, concurso de jogos eletrônicos, dentre outras iniciativas.

Carvalho também presidiu o comitê que organizou Plano Diretor da Indústria, em 2004, um estudo pioneiro sobre a indústria nacional de jogos eletrônicos e que até hoje serve de guia para algumas ações de desenvolvimento industrial.

Atualmente, Carvalho trabalhava como diretor do game "Taikodom" na Hoplon Infotainment, em Florianópolis (SC). "Ele fez um trabalho excelente na Hoplon, muito apaixonado", resumiu Tarqüínio Teles, CEO da companhia.

O executivo foi um dos fundadores da Devworks, produtora de games estabelecida em São Paulo e responsável por projetos como o portal de jogos GameTrack. Atualmente, no entanto, Carvalho era apenas sócio da empresa, não mais fazendo parte da diretoria.

Comunicado da Hoplon Infotainment sobre o falecimento de Marcelo Carvalho:

A Hoplon Infotainment comunica com pesar o falecimento do co-game director do Taikodom, Marcelo Nunes de Carvalho, às 23h20 desta terça-feira (12), aos 33 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Santa Catarina, em São Paulo (SP).

Ex-presidente da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) e com um currículo brilhante na área de desenvolvimento de games, Marcelo Carvalho se dedicou com especial atenção ao Taikodom, participando do esforço da equipe da Hoplon para que o jogo se tornasse um sucesso no exterior e no Brasil. Sua visão continuará a influenciar os esforços da equipe.

A empresa, em nome de seus funcionários, agradece as doações de sangue e mensagens de apoio durante o período em que ele ficou hospitalizado. O corpo será levado esta tarde para Recife (PE), cidade onde Marcelo Carvalho nasceu.

Links externos

Nota fúnebre do UOL


Turma de 1999

Ferramentas pessoais