Marcos Paulo Arruda Silva

De wikITA

imagem:MarcosArruda.jpg

Seu sonho de criança era ser aviador.

Filho de caminhoneiro e mãe doméstica, começou sua vida profissional aos 18 anos como vigia das celas dos presidiários no Presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista-BA, sua cidade natal no interior da Bahia. Ele havia se tornado carcereiro para ajudar seu pai e sua mãe, que compravam ferro-velho, vidro e recicláveis dos carros de lixo da cidade e revendia essas sucatas. Enquanto tomava conta das celas, estudava para realizar seu sonho.

Conseguiu entrar na AFA onde passou 2 anos antes de descobrirem que ele era daltônico quando, uma vez durante um vôo, confundiu as cores dos sinais emitidos pela torre de contrôle. Desligado da AFA apesar de ser o aluno 01 em vôo, dedicado na Divisão de Ensino, Arruda foi para o ITA em 1997. Recordo dele ter feito um acordo com o Cursinho Perspectiva de Vitória da Conquista: utilizava os livros emprestados para estudar para o vestibular do ITA e se passasse, o cursinho poderia divulgar o seu nome como sendo resultado da "qualidade de ensino" do cursinho local.

Ele tinha todos os trejeitos de aviador quando iniciou o ITA, era meio que o queridinho dos sargentos do CPOR devido ao seu periodo de AFA e sempre foi muito boa pessoa. Além de ter feito AFA e ser muito certinho, ele havia servido o Tiro-de-Guerra na cidade natal, antes de entrar na AFA.

Durante as férias escolares, Arruda, com carteira E, fazia fretes de caminhões carregados de feijão, de Irecê-BA para o sul do país. Dirigia uma semana, e enviava o dinheiro para sua família em Vitória da Conquista-BA. Nesta época ele ficou assediando o Celsão (INFRA-00) para ser o seu companheiro de volante, mas parece que Celsão não topou.

Esse espírito e vontade em melhorar a qualidade de vida de seus pais não parou por ai. A vontade de empreender era constante. Assumiu a Presidência da Empresa Jr do ITA nos anos de 99 até meados de 2001, onde realmente descobriu que a Empresa Jr e o ITA poderiam dar as ferramentas para ele alçar grandes voos.

Ele foi trancado no Trancamento em Massa da turma 2001 e após cair para a 02, investiu mais tempo na Empresa Jr do ITA e lançou um site de treinamento de universitários em mercado financeiro, chamado InvestCampus.Com com o patrocínio na época de uma corretora chamada NetTrade. Este foi o seu primeiro negócio de alguns.

Durante o 3o ano, cursando Eng. Aeronáutica, Arruda pediu desligamento do ITA com o objetivo de acelerar seus negócios e empreendimentos para conquistar um outro sonho que foi o de - palavras dele - "Tornar seus pais, os seus filhos". Após sair do ITA e vender sua empresa de Internet, Arruda foi até Vitória da Conquista "resolver" a vida de seus pais; 1 semana depois o seu pai faleceu, a tiros, vítima de um assalto. Me lembro do Arruda ter contado que ele morreu por não ter dinheiro na carteira.

Nesta altura, ele ja estava trabalhando no mercado financeiro, fez equivalência de matérias em Matemática na USP e UNIP. Há quem diga que no final de 1998, o Brigadeiro Reginaldo, proibiu os aspirantes de pedirem trancamento. Logo depois o Arruda teve problemas em casa e precisou de trancar mais uma vez. Negaram, e o Arruda teve que ser desligado para dar continuidade aos seus negócios.

Suas habilidades de gestão desenvolvidas na ITA Jr. permitiram que ele encontrasse patrocinadores para vários projetos de alunos do ITA que acabaram se tornando empresas, entre elas a BoldCron, empresa da qual é hoje um respeitado executivo.

Por conta de seus empreendimentos no mercado, ele foi Prêmio Exame.Endeavor em 2007 e Prêmio FGV.O Globo em 2008. Atualmente (2011), é Diretor Executivo de uma das empresas do Luiz Frias (Presidentre do Grupo Folha e do Grupo UOL) na gestão de uma vertical de negócio.

Soube que ele realizou seu sonho em dar uma vida digna para sua mãe e irmão, mas ainda sente a dor irreparável da perda do pai, porém com o mesmo carisma e humildade com que conhecemos ele na turma 01.

Lembro perfeitamente que ele era um dos representantes de turma que foram conversar com a Dora no Trancamento em Massa da turma 2001.

Links externos

http://www.rejanemartinet.com.br/?p=2785

e o comentário abaixo publicado em http://www.blogdaresenhageral.com.br/arq_20071215.htm

Postado em 15.12.2007 : 06:54

Nome: Ricardo Marques

email: admricardomarques@gmail.com

Qual assunto? MAIS UM TALENTO DE CONQUISTA PARA O BRASIL!

Seu comentário:

Prezado Herzem, gostaria que acessasse a página http://portalexame.abril.com.br/pme/ da Revista Exame. Lá estão os empreendedores premiados no Prêmio Endeavor & Exame PME. Entre os finalistas está um conquistense nato: o jovem MARCOS PAULO ARRUDA SILVA, que foi colega meu no Curso Científico do Colegio Paulo VI. Ele é o criador da BoldCron, uma empresa de pagamentos via Internet que tem entre seus clientes a UOL e a GOL. Marcos é engenheiro e se enveredou pela informática, revelando-se um talento na área. A sua empresa deve faturar 3,5 milhões este ano. Aproveito aqui para parabenizar o amigo Marcos Paulo na sua vitoriosa carreira.


Turma de 2001

Ferramentas pessoais