Maurício Prates de Campos Filho

De wikITA

1963

Formou-se em Aerovias na T62.

Especialista em Metalurgia Nuclear (CNEA, Argentina) e Doutor em Engenharia (UNS, Argentina), foi professor de mais de 20 diferentes disciplinas de graduação e pós-graduação no ITA, UNICAMP, UFSCAR e PUC-Campinas.

Com mais de 90 artigos publicados no país e no exterior e co-autoria em quatro livros didáticos, atuou como diretor da Faculdade de Engenharia da Unicamp, da Companhia do Desenvolvimento Tecnológico de Campinas e da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp, além de presidir a Comissão de Patentes e Propriedade Industrial dessa universidade.

Foi membro do Conselho Superior da Fapesp e ganhador de dois prêmios Metal Leve S/A da Associação Brasileira de Metais e do prêmio Jabuti de Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro, além do prêmio de Excelência em Educação a Distância da Abed e da Embratel.

Posteriormente, lecionou disciplinas de pós-graduação por e-learning e presta consultoria na área de Tecnologia Educacional.

Ver seu currículo Lattes.

Segundo seus familiares, Prates faleceu em 25/12/14, em Juiz de Fora, foi cremado no Rio de Janeiro e suas cinzas foram levadas para Itamonte, MG. Ele era concunhado do colega Wellington Jacintho Faria da T63.

Livros publicados

Depoimentos de colegas

Sérgio Gomes de Oliveira, da T63, em 26/12/14:

Recebi esta notícia com muita tristeza. Fomos próximos em certo período no ITA. Falamos recentemente e fiquei de visitá-lo em Itamonte. Sabia que estava com diabetes mas que mesmo assim apreciava um bom vinho.

Nivaldo Laguna Ciocchi, da T63, em 27/12/14:

Ele era um mestre da caricatura. Uma vez, teve a genial ideia de caricaturar o prof. Vandaele de costas. Desenhou uma lâmpada com as orelhas e os cabelos restantes do professor. Ficou perfeito. (O Nivaldo é ele próprio caricaturista, veja-se sua página.)



Turma de 1962

Professores do ITA

Academia Iteana de Letras
Ferramentas pessoais