Nelson de Souza Taveira

De wikITA

Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1956.

Diplomou-se em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, ITA, em 1971, ocasião em que obteve a menção honrosa Magna Cum Laude.

Realizou o curso de Pilotos de Provas na École du Personnel Navigant d’ Essais et de Réception, EPNER, na França.

Foi professor convidado do ITA e da Escola de Aeronáutica na cadeira de aerodinâmica. Proferiu palestras sobre aerodinâmica e mecânica de voo em diversas organizações.

Foi chefe do setor de certificação aeronáutica do Centro Técnico Aeroespacial, CTA, tendo realizado voos de ensaio em vários tipos de aeronaves, militares e civis.

Participou da definição dos requisitos para o desenvolvimento da aeronave de treinamento avançado da FAB — Tucano. Designado diretor do mesmo programa, permaneceu na função desde a fase de concepção até o término do desenvolvimento.

Foi chefe da delegação brasileira na Itália para o AM-X — programa de desenvolvimento de um caça-bombardeiro de interesse da Força Aérea Brasileira e da Aeronáutica Militar Italiana — e membro da comissão diretora do mesmo programa.

Realizou várias avaliações em voo de aviões de caça e de transporte de potencial interesse da FAB.

Após a privatização da Embraer, fez parte do Conselho de Administração da empresa durante dois anos.

Como oficial general, foi diretor do Centro Técnico Aeroespacial, CTA, de Dez/1992 a Abr/1995; ministro chefe interino das Forças Armadas; chefe do Estado-Maior da Defesa, tendo ainda exercido outras variadas funções na alta administração militar.


Turma de 1971

Academia Iteana de Letras

Ferramentas pessoais