Olivério Veríssimo da Fonseca

De wikITA

Oliverio Veríssimo da Fonseca, nascido em Pinheiro Marcado teve infância humilde, estudando com dificuldades e trabalhando para ajudar a mãe. Quando na puberdade foi estudar em Cruz Alta, onde aprendeu datilografia e foi trabalhar no Banco do Rio Grande do Sul.

Atingida a maioridade, viajou de navio a vapor para o Rio de Janeiro a fim de tentar entrar para a Aviação Militar. Reprovado no exame de vista para aviador, permaneceu no Rio e sentou praça na Aviação Militar. Seguiu carreira, fazendo cursos até atingir a graduação de sargento, quando, então, prestou concurso para o oficialato e em seguida para a Escola de Engenharia do Exército, hoje IME.

Concluído o curso, e já como oficial da então Força Aérea Brasileira, sua turma inaugurou as instalações do ITA, onde permaneceu cinco anos como professor. Dando seguimento à sua carreira serviu em diversas unidades até atingir o posto de Coronel Engenheiro.

Passando para a reserva foi convidado a administrar o plano de expansão da Fábrica Nacional de Motores e posteriormente trabalhou para a Standard Electric, onde aposentou-se.

Casado com Euphrosina Varella Veríssimo, tiveram dois filhos;

  • Oliverio Veríssimo da Fonseca Filho (falecido em 19 de dezembro de 2010 em Porto Alegre) e
  • Carlos Alberto Verissimo da Fonseca ( 1º Ten. Aviador - falecido aos 23 anos )

(As informações desta página me foram passadas por Olivério Veríssimo da Fonseca Filho em setembro de 2008)


Turma de 1950

Ferramentas pessoais