Oscar Niemeyer

De wikITA

Edição feita às 22h04min de 14 de dezembro de 2015 por Coyote (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

AEITA entrega Prêmio Excelência a Oscar Niemeyer

por ANA PAULA SOARES

AEITA Online - 24 de outubro, 2007

Sidney (T74) entrega o diploma do Prêmio Excelência. (Foto: AEITA Online)
Fernando Coelho (T59) entrega placa em acrílico com o desenho do 14bis. (Foto: AEITA Online)
Da esq. para a dir.: Mário Tokoro (T65), Fernando Coelho (T59), Oscar Niemeyer, Sidney Nogueira (T74) e Floriano Salvaterra (T93). (Foto: AEITA Online)


Em encontro informal, recheado de histórias e lembranças, o arquiteto Oscar Niemeyer recebeu, com extrema simpatia, em seu escritório, no dia 22 de outubro, representantes da AEITA, que lhe entregaram o Prêmio Excelência 2007. Estiveram presentes o presidente da Associação, Sidney Lage Nogueira (T74) e os iteanos Fernando Coelho (T59), Floriano Salvaterra (T93) e Mário Tokoro (T65). Niemeyer é o autor do projeto arquitetônico do Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), construído nos anos 40, onde está instalado o ITA.

Para o presidente da AEITA, esse foi um momento histórico de resgate da memória do Instituto e de reencontro de duas trajetórias paralelas de sucesso: a do arquiteto, hoje reconhecido internacionalmente, e a da escola que ele projetou, que se tornou uma instituição de excelência. “Estudamos nas salas desenhadas por Niemeyer, moramos no alojamento que ele idealizou, freqüentamos a biblioteca por ele projetada. Essa ligação dos alunos com a visão de Niemeyer se tornou muito forte”, afirmou.


Admiração

Ao agradecer a homenagem, Niemeyer – que em 15 de dezembro completará 100 anos – relembrou as circunstâncias em que foi escolhido para desenvolver o projeto do CTA. “Havia vencido o concurso promovido para a escolha do arquiteto. Estava nos Estados Unidos quando fui informado de que o mesmo havia sido cancelado. Pedi a Oswaldo Aranha que indagasse os motivos do cancelamento, determinado pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra. A resposta veio em seguida: segurança nacional”, conta, em tom divertido. “Foi por que eu era comunista”, justifica.

Porém, o prosseguimento dessa história acabou conquistando para sempre a admiração de Niemeyer pela Aeronáutica. “Casimiro Montenegro, uma ótima pessoa, um homem muito bom, me chamou e disse: ‘Você vai fazer o projeto do CTA, mesmo que seja 'meio escondido'. Arrume um arquiteto para assinar o projeto no seu lugar e vamos em frente'. Acho que uma atitude dessas nunca havia ocorrido no Brasil – um militar contrariar a decisão do presidente”, lembra Niemeyer. “Daí nasceu uma grande amizade e um grande respeito entre nós. A Aeronáutica é uma das instituições que me receberam, até hoje, com mais simpatia e mais compreensão.”

Embora não tenha podido acompanhar a obra de perto, muito menos comparecer à inauguração - “era um pouco difícil eu ficar aparecendo; estive algumas vezes, durante a construção” -, Niemeyer manifestou desejo de rever o complexo que projetou. “Gostaria muito de ir a São José dos Campos, para ‘dar uma olhada’”.


Filme

Durante o Sábado das Origens, que em 2010 acontece no próximo dia 27 de outubro, será exibida a gravação da entrega do Prêmio Excelência a Oscar Niemeyer.

Participe do Sábado das Origens e conheça mais detalhes dessa interessante história!

Leia mais sobre o Prêmio Excelência na próxima edição de O Suplemento


VÍDEO DA ENTREGA DO PRÊMIO


Fonte: http://www.aeitaonline.com.br/lerArtigo.php?ID=444



Ver também:

http://www.niemeyer.org.br/

http://www.pr.gov.br/mon/

http://www.artes-curitiba.com/museu-oscar-niemeyer.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer

http://en.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer

http://www.ocaiw.com/catalog/index.php?lang=en&catalog=arch&author=36&page=1


CTA

ITA

H8

Ferramentas pessoais