Palestra Technip 23/JAN/2008

De wikITA

Edição feita às 22h37min de 17 de dezembro de 2015 por Coyote (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Technip: Uma reunião muito curiosa, em 01 23 2008.


Estive ontem no RB1, número 1 da Avenida Rio Branco. Local sofisticado, bonito, coisa de gente finíssima e de algum recurso financeiro. É um local muito bom.

Arrastou-me até lá o Floriano Salvaterra Dutra Neto. Coordenara uma reunião onde a Technip faria uma apresentação para mostrar-se e atrair engenheiros, pois deles precisa e está em expansão. Convidados engenheiros do ITA, da FGV e da COPPE.

Que confusão é esta? Mistura saudável, mas quem organizou este coquetel?

O Floriano cursa um MBA em Empreendimentos e Contratos O&G da FGV do Programa PROMINP.

Vendo a expansão da indústria de gás e petróleo quis entendê-la. Procurou empresas representativas do setor e deparou com a Technip. Como interessar a Technip em fazer uma apresentação para seus colegas de MBA sobre a indústria?

Localizou o Leonardo Massahite Yamamoto, ITA 75, que é engenheiro trabalhando na Technip. Belo achado.

Melhor ainda, o achado é precioso e escreveu uma carta para o diretor de RH da empresa. Mostra o que é o ITA. Pede que entrem em contato com o Floriano para ver se a empresa tem interesse neste contato.

O Diretor de RH responde que esta oferta de contato vem de encontro aos objetivos estratégicos de recrutamento e desenvolvimento de pessoal. Cristine Palma e Karla Andrade, do RH farão contato com o Floriano para uma reunião na Technip.

Fechou o circuito.

Floriano diz o que quer e a Technip faz o evento do RB1 sendo que os convites para os engenheiros são feitos pelo Floriano. Convida o pessoal da FGV, COPPE e ITA. A procura excede o que previam. Pensaram num local para 100 (cem) pessoas e se inscrevem mais de 150. Há fila de espera!

O pessoal da FGV e COPPE se inscrevem depressa e são em maior número no evento.

A nossa comunicação, os nossos e-mails, para todos os iteanos, da base de dados da AEITA, sofre um retardo. Mais uma surpresa, vem resposta de iteanos fora do Rio!

A Cristine Palma, do RH da Technip se surpreende com a procura. Passa o evento para 150 convidados. Mesmo assim tem gente demais.

A reunião é muito bem conduzida. O Executivo da Technip, empresa multinacional francesa, faturamento de seis bilhões de euros, é o Diretor de Engenharia. A empresa se diz uma empresa de engenharia. É uma das líderes mundiais neste mercado.

E é um senhor engenheiro. Faz uma apresentação detalhada e abrangente dos serviços que a empresa oferece. Tem fábricas pelo mundo todo, inclusive no Brasil.

Tem um total de cerca de 22000 funcionários, sendo que 2000 aqui. O faturamento no Brasil é cerca de 10% do total, e de funcionários também.

Falaram um gerente da área comercial que deu uma visão dos negócios da Technip, o Diretor de Engenharia e Cristine do RH.

Causou-me impacto a seção de perguntas e respostas. O Roberto Aquino, Diretor de Engenharia, formado no IME, dá show de conhecimento, precisão e respostas transparentes.

Quando perguntado sobre porque e que tipo de engenheiro precisa afirma que novos e experientes. Um engenheiro novo levará coisa de um ano aprendendo, na Technip. Não contratam sem pensar muito. Em fases de expansão contratam engenheiros e sub contratam externamente. Na contração, recolocam os engenheiros nas subsidiárias e procuram não demitir.

Cristine apresenta os valores da empresa. São simples e bem pensados. Pelas respostas que deram, é uma prática assimilada não apenas palavras no papel.

Deram enorme destaque ao ITA. Fiquei pasmo. Floriano foi mestre de cerimônia em várias ocasiões.

Em resumo, local excelente, material entregue e organização do evento nota 10. Coquetel idem.

E tudo começou com o empenho de dois iteanos: Floriano Salvaterra e Leonardo Massahite Yamamoto. Fizeram acontecer. O ITA foi realçado. Oportunidades foram oferecidas, ao ITA e COPPE e FGV.

Um belíssimo evento e trabalho dos dois.

Como de hábito, o Eduardo Fontes, o Elemento, outro iteano, Diretor na COPPEAD, ajudou e contribuiu. Curioso, ajuda sempre e na retaguarda. Ninguém sabe e eu espalhando o seu nome!

Fui como Presidente da AEITA, escrevo como Fernando Coelho T59.

Valeu iteanos, valeu.

Belo trabalho.

Fernando Coelho T59

Palestra Technip AEITA RJ 23/JAN/2008
Palestra Technip AEITA RJ 23/JAN/2008
Palestra Technip AEITA RJ 23/JAN/2008
Palestra Technip AEITA RJ 23/JAN/2008
Palestra Technip AEITA RJ 23/JAN/2008
Palestra Technip AEITA RJ 23/JAN/2008
Palestra Technip AEITA RJ 23/JAN/2008
Palestra Technip AEITA RJ 23/JAN/2008
Palestra Technip AEITA RJ 23/JAN/2008
Palestra Technip AEITA RJ 23/JAN/2008

AEITA Rio de Janeiro

Ferramentas pessoais