Paulo Ernesto Tolle

De wikITA

1963
29/out/2004

Formado em direito pela Faculdade de Niterói (RJ) e com mestrado em direito aeronáutico na Universidade McGill, Canadá, escreveu o primeiro texto legal para a fundação do CTA e do ITA, como assessor do então Coronel Casimiro Montenegro Filho. Foi o autor do texto que permitiu a contratação de professores estrangeiros com remuneração em US dolares, como o professor do MIT Richard Harbert Smith, o primeiro reitor e autor do Relatório que inspirou a criação do ITA. Todo o arcabouço legal do Plano Smith é de sua autoria.


Em 1951 mudou-se, com a mulher Katie e a filha Vera, para a sede do ITA em São José dos Campos (SP). Foi assessor jurídico do Cel. Montenegro e foi do corpo docente do ITA, chefe do Departamento de Humanidades em Direito para Engenheiros e Direito Aeronáutico e foi chefe da Divisão de Alunos e da Divisão de Administração de Registros. Além de assessor jurídico e professor, ensinava os professores a dançar e levava as crianças para brincar.


Presidiu a Congregação do ITA. Foi a seguir Secretário de Educação e Cultura do município de São Paulo, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Diretor do Departamento Regional do SENAI no mesmo Estado. Atuou na Comissão Aeronáutica Brasileira entre 1946 e 1948, quando tomou conhecimento do projeto do CTA-ITA. Foi professor visitante da Faculdade de Educação da Universidade da Califórnia. Foi membro de inúmeras Comissões, como o Conselho Estadual de Educação, onde participou na criação da Unicamp. Redigiu a base legal para a criação da hoje UFSCar, estimulado pelo empresário e senador Ernesto Pereira Lopes. Durante a gestão de Roberto de Abreu Sodré, antigo colega no Colégio Rio Branco, colaborou com o Governo em projetos relacionados com a Secretaria de Educação em temas relacionados com a educação no nível estadual e federal, como na conciliação de ânimos no caso do Acordo MEC-USAID.


Foi um emérito educador e conciliador, viabilizador de sonhos impossíveis em cada época. Com a idade avançada e viúvo, afastou-se da vida pública e ficou na companhia da filha até os seus 92 anos em uma casa na Granja Viana, próximo a São Paulo.

Faleceu em 12 de Agosto de 2010.


Enquanto em vida o Prof.Tolle permaneceu como uma memória viva do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA.



Professores do ITA

Ferramentas pessoais