Paulo Roberto Siqueira dos Santos

De wikITA

imagem:PauloSiqueira.jpg

Nasceu em Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro, em 2 de Janeiro de 1966, mas seus pais moravam em Coelho da Rocha, próximo a Belford Roxo, para onde se mudariam quando estava próximo a completar 2 anos de idade. Na época Belford Roxo era distrito do município de Nova Iguaçú, Município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em região conhecida como Baixada Fluminense. Belford Roxo se tornou Município independente em 3 de Abril de 1990.

Aos 13 anos fez um curso de Técnico Eletrônico por correspondência no Instituto Monitor. Estudou até o então denominado 1° ano do segundo grau na Escola Estadual Presidente Kennedy, cursando os próximos 3 anos no ABEU, colégio técnico em Belford Roxo, onde aos 17 anos se formou como Técnico Eletrônico.

Como não conseguia emprego e nem estágio por não ter ainda prestado o Serviço Militar resolveu tentar fazer mais um ano no ABEU para conseguir o diploma de Técnico Eletrotécnico, mas no dia em que foi fazer a matrícula, um professor, que havia cursado pré-vestibular IME/ITA e se graduado no IME, aconselhou-lhe a tentar uma bolsa na turma IME/ITA do Colégio Princesa Isabel, no bairro de Botafogo.

Assim fez, cursando com 18 anos o pré-vestibular e sendo aprovado no ITA para a turma de Engenharia Eletrônica que iniciaria em 1985, quando acabava de completar 19 anos. Já no cursinho ganhou o apelido Belford, devido ao local de origem. Esse apelido também o acompanharia pelos cinco anos do ITA.

Como era o único de sua turma pré-vestibular que não possuía telefone residencial, só foi saber que tinha sido aprovado em 10 de Janeiro de 1989, três dias após a divulgação do resultado, por uma carta oficial que seu irmão, quatro anos mais novo, recebeu e quase descartou pensando ser propaganda política.

A carta dizia que ele teria que chegar ao CTA no dia 13 de Janeiro de 1985, um domingo, para uma semana de exames clínicos e físicos.

Se graduou, assim, Engenheiro de Eletrônica na Turma de 1989 do ITA.

Aos 24 anos, em 22 de Janeiro de 1990 iniciou sua carreira profissional na EMBRAER na área de Processos, onde ficou até Março de 1996. Neste ano deixou a EMBRAER e entrou na BENTLY NEVADA, empresa especialista em sistemas de vibração e análise rotodinâmica de grandes máquinas rotativas. A BENTLY estava implantando uma filial no BRASIL, mais especificamente em São José dos Campos. Fez parte da equipe de quatro pessoas que fizeram o startup da BENTLY DO BRASIL. Começando como Engenheiro de Campo, acumulando a função de Engenheiro de Vendas, chegando anos mais tarde ao título de Gerente de Serviços ainda que com inevitáveis atuações de campo.

Apesar de ser Engenheiro Eletrônico, atuou em áreas típicas de outras Engenharias, como é comum em empresas na fase startup. Atuou com sucesso em Serviços de Diagnóstico de Máquinas, que na BENTLY era quase sempre desempenhado por Engenheiros Mecânicos. Assim, passava por todo o leque de serviços da empresa, desde a instrumentação até a análise e diagnóstico de problemas de máquinas, passando pela engenharia de soluções.

Em 2001 a BENTLY foi comprada pela GENERAL ELECTRIC fazendo com que fosse treinado e atuasse apenas como Gerente. No início, na fase de transição, que seria até por volta de 2005, acumulou a função implícita de Gerente de Operações e Gerente de Serviços. Nesse ano, a empresa se mudaria para Campinas onde a GE já possuía escritórios compartilhados.

A experiência de campo, técnica, e experiência administrativa, gerencial, nos 12 anos de serviços na GE/BENTLY deram-lhe impulso para, em 9 de Novembro de 2007, deixar a GE e realizar o antigo sonho de abrir sua própria empresa. Em 22 de Novembro de 2007 criava, com sua esposa, a Asset Care com o objetivo de atender o mesmo mercado onde havia atuando nos últimos 12 anos.

Casou-se em 3 de Abril de 1993 com a joseense Lucimara Romero Siqueira dos Santos, que se gradua em Administração de Empresas ao final de 2012 na Faculdade Anhanguera. Os dois geraram três meninos, nascidos em 1995, 1998, e 2000; todos nascidos em São José dos Campos.

Paulo e sua esposa são também pastores, parte da liderança da Igreja Cristã Bíblica no bairro Terras do Sul em São José dos Campos.

Links externos

Quadros que pintei


Turma de 1989

Ferramentas pessoais