Paulo Sérgio Bruno Novaes

De wikITA

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DA SBGf

Em 18 de dezembro de 2012, a SBGf realizou sua tradicional festa de confraternização de fim de ano, na casa de eventos Rio Scenarium, no Rio de Janeiro, com a participação de cerca de 200 pessoas.

Um dos destaques do evento foi a homenagem ao geofísico Paulo Sergio Bruno Novaes, por sua contribuição ao avanço da geofísica no Brasil.

imagem:PauloNovaes.JPG

Formado em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em 1962, Paulo foi chefe da primeira equipe sísmica da Petrobras na Região de Produção da Bahia, além de ter sido o coordenador da implantação do primeiro Centro de Processamento de Dados Sísmicos (CPDS) da Petrobras, que resultou no primeiro supercomputador no Brasil.

Paulo Sergio Bruno Novaes ainda foi representante da Petrobras no Conselho Consultor do Projeto Mercury da IBM - que criou o Banco de Dados de Exploração e Produção em desenvolvimento para a indústria de petróleo - e atuou no FINEP durante o período de 1994 a 2005, como consultor dos programas de Processamento de Alto Desempenho e de Modernização da Meteorologia Brasileira. Na ANP atuou durante o período de 1999 a 2004, como consultor da Superintendência de Dados Técnicos no planejamento, implantação e acompanhamento operacional do Banco de Dados de Exploração e Produção de Petróleo – BDEP.


Turma de 1962

Ferramentas pessoais