Projetos Sociais

De wikITA

Este espaço tem por objetivo divulgar ações sociais e projetos assistenciais conduzidas ou apoiadas por iteanos, seja na administração, "mão na massa", divulgação ou por doações.

Tabela de conteúdo

Ações em São José dos Campos (SP)

Espaço Jovem [1]

Missão do Espaço Jovem - EJ é: prover uma infra-estrutura de apoio a voluntários e organizações que trabalhem para assistir pessoas marginalizadas por deficiências de saúde, educação, inclusão social e familiar, catástrofes naturais, ou ainda, que estejam temporariamente fragilizadas por desvios de origem emocional e desorientação espiritual.

Visão do EJ é manter disponível uma ampla rede integrada, e diversificada, de instalações, equipamentos, e unidades móveis, para apoio à realização de projetos e programas aderentes à Missão do EJ.

O Espaço Jovem, liderado pelo Iteano Sidney Lage Nogueira (AEROV-74) e sua esposa Jane Lílian, realizando, entre outras atividades, projetos de assistência à regiões de carência no Brasil utilizando seus dois ônibus e profissionais voluntários. Vide Exemplo do Projeto ALCANÇANDO em ARTIGO[2] VÍDEO [3]e FOTOS [4]

Fraternidade Casas de Assis [5]

Sobrevivendo exclusivamente por doações e trabalho voluntário, as Casas de Assis acolhem pessoas vítimas de todo tipo de exclusão, abandono e violências. Há locais específicos para mulheres, homens, famílias e crianças.

Esses pronto-socorros sociais acolhem pessoas de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Mogi das Cruzes, Campos do Jordão e outras cidades próximas.

Tomamos conhecimento que na Casa de Assis que acolhe homens, faleceu em 2006 um colega iteano, abandonado pela família e desenganado pelos médicos.

O Irmão Reinaldo, é o responsável pela Fraternidade.

Casa de Repouso e Centro de Convivência Nosso Lar [6]

Está em contrução no centro de São José dos Campos uma instituição que servirá de moradia para 80 idosos e atenderá mais 100 em seu Centro de Convivência, oferecendo de forma gratuita assistência médica, odontológica, psicológica, ocupacional, nutricional e lazer.

Maiores informações no site da AEITA[7]

CASSIS - Comissão de Ação Social do CASD [8]

Visão: Fazer com que todos os alunos do ITA tenham visão social em suas ações, respeitando diferenças de raças, ideologias e culturas e, assim, alcançar posição de destaque perante a sociedade e às outras universidades na área social.

O iteano Carlos Eduardo Paulino Soares Carvalho (INFRA-11) é o Diretor da CASSIS.

ADC EMBRAER [9]

A ADC Embraer promove e incentiva diversos projetos sociais de SJCampos e Região. Muitos desenvolvem talentos, outros cuidam de prover o básico. Em seus eventos abre espaço para participação de instituições sociais.

O iteano Christiano Sadock de Freitas (COMP-04) é ex-Diretor de Ação Social da ADC Embraer e atualmente é Diretor de Planejamento.

CASDVEST [10]

O CASD (Curso Alberto Santos Dumont) Vestibulares é uma iniciativa dos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) que, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e outros parceiros, tem o objetivo de oferecer uma oportunidade de preparação para os exames vestibulares àqueles que não tem condições financeiras de freqüentar um curso pré-vestibular convencional.
Sala de aula
Fundado há mais de 10 anos, o curso possui uma sede própria, com salas de aula, de estudos, biblioteca e cantina. Atende-se diariamente 520 jovens na busca de seus sonhos. Em 2004, o CASDVEST conquistou o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), mostrando o reconhecimento pela seriedade do trabalho desenvolvido.

Os resultados são os melhores entre os extensivos noturnos do Vale do Paraíba, com aprovações nas melhores faculdades públicas do país, entre elas: USP, UNICAMP, UFSCAR, UNESP, UNIFESP, UNB.

O corpo docente e o setor administrativo é formado principalmente por alunos do ITA, com a participação de estudantes da USP e UNICAMP. Para continuar funcionando, o CASDVEST busca a realização de parcerias e doações de pessoas físicas e juridicas. Maiores informações pelo e-mail: webmaster@casdvest.org.br ou pelos telefones: (12) 39477847; (12) 39477893 ou (12) 39349386.

Ações no Rio de Janeiro

Desenvolvimento de Projetos Sociais [11]

Ações em São Paulo (SP)

ENAPA (2009)

Introdução

O 14º ENCONTRO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES E GRUPOS DE APOIO À ADOÇÃO / ENAPA, ocorrerá de 22 a 25 de Maio de 2009 na mais adotiva das cidades brasileiras, São Paulo.

Organizado pela primeira vez em 1996 - no dia 25 de maio - "Dia Nacional da Adoção", Lei 10.447 de 2002 - na cidade de Rio Claro/SP, o Encontro Nacional das Associações e Grupos de Apoio à Adoção, foi realizado nos anos seguintes nas cidades de Itapetininga/SP, Florianópolis/SC, Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ, Curitiba/PR, Mogi das Cruzes/SP, Itajaí/SC, Belo Horizonte/MG, Goiânia/GO, Niterói/RJ, Belém/PA e Recife/PE Reuniu ao longo dos anos milhares de participantes dentre os quais se destacam pais adotivos, candidatos à adoção, psicólogos, assistentes sociais, advogados, professores e alunos universitários, juízes de direito, promotores de justiça, médicos, responsáveis por instituições de abrigo e diversas outras lideranças políticas e comunitárias ligadas à defesa dos direitos da criança e do adolescentes. Em todas as suas edições esse evento foi um fator decisivo para o organização de um movimento em prol de uma nova cultura da adoção voltada essencialmente para a promoção das chamadas "adoções necessárias", das crianças maiores, das adoções interraciais, de grupos de irmãos e de crianças com necessidades especiais.

Objetivos

Promover, analisar, debater e incentivar a participação dos Grupos de Apoio à Adoção na implementação do "Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária", principalmente no que diz respeito às ações destinadas a "estimular a busca ativa" de pais para crianças e adolescentes cujos recursos de manutenção na família de origem foram esgotados, sobretudo, para aqueles que por motivos diversos têm sido preteridos pelos adotantes, priorizando-se a adoção nacional"

Programação Prevista

1º Encontro Latino Americano de Apoio à Adoção (22 de maio de 2009)

Com presença de representantes da Argentina, Peru, Equador, Venezuela, Paraguai e Uruguai. Troca de experiências que visa enriquecer as práticas de proteção ao direito à vida em família no Continente Latino Americano.

Busca Ativa por Famílias Adotantes e as Adoções Necessárias (23 e 24 de maio de 2009)

Coerente com as tendências nacionais propõe-se a trabalhar, tendo por referência dois eixos principais: O Plano de Proteção e Defesa do Direito de Crianças e dos Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária e a Lei Nacional da Adoção.

Dia Nacional Da Adoção (25 de maio de 2009 )

Uma grande manifestação de apoio à adoção, em espaço público. (Parque do Ibirapuera).

  • Caminhada ecológica e musical pelo Dia Nacional da Adoção.
  • Agradecimentos e homenagens – Entrega do prêmio Amigo da Adoção.
  • Plantio da árvore da adoção.
  • Escolha da sede do 15º. ENAPA


Maiores informações

  1. ANGAAD - Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção
  2. GAASP - Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo

Página Principal

Ferramentas pessoais