Ruy Carlos de Camargo Vieira

De wikITA

O Dr. Ruy Carlos de Camargo Vieira nasceu em 1930, é natural de São Carlos, SP, e é engenheiro mecânico e eletricista, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Dedicou-se á carreira docente, lecionando Mecânica dos Fluidos, de 54 a 56, no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Em julho de 1956, foi lecionar Física Técnica (nome italiano dado à cadeira de Mecânica dos Fluidos, Transmissão de Calor e Aplicações Tecnológicas) na Universidade de São Paulo (USP), Campus de São Carlos, onde fez a livre docência e tornou-se catedrático por concurso.

Em 1970, assumiu a chefia do departamento de Hidráulica e Saneamento naquela universidade, fundando a pós-graduação que é considerada a melhor na área no Brasil. Foi convidado, em 1972, a integrar a Comissão de Especialistas do Ensino de Engenharia do Ministério da Educação e Cultura, responsável pelo acompanhamento e avaliação das escolas de engenharia, currículos, formação de professores, reconhecimento de cursos, etc.

Atualmente (2003) representa o MEC no Conselho da Agência Especial Brasileira, participando de suas reuniões periódicas e empreendendo viagens por locais onde se desenvolvem atividades espaciais.

Participa, também, de reuniões na Sociedade Bíblica do Brasil, da qual é um dos diretores já há mais de 15 anos.

Além dessas ocupações, durante meio período, o Dr. Ruy atua como consultor do PNUD (Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento) junto a Secretaria de Educação Tecnológica do MEC. No outro meio período, dedica-se a traduções de livros e edita a Revista Criacionista, publicação da Sociedade Criacionista Brasileira (SCB), da qual é presidente.

Links externos

Empunhando a bandeira criacionista


Professores do ITA

Ferramentas pessoais