Sérgio de Souza Aguiar Carvalho

De wikITA

Consultor da T-Systems do Brasil desde 1996.

Durante os primeiros quatro anos, coordenou vários projetos de consultoria no Programa EDM da Daimler-Chrysler do Brasil, responsável pela otimização de processos e introdução de novas tecnologias no desenvolvimento de produtos. Respondendo pelo Gerenciamento de Processos de Engenharia no projeto LTC da mesma empresa, introduziu o uso de mock-up digital, gerenciamento de dados de produto (Metaphase), gerenciamento da configuração, gerenciamento do custo e das mudanças de engenharia durante a fase de desenvolvimento. Também especificou um sistema para o gerenciamento de dados de produto, com os resultados de mock-up digital e suportando os times de engenharia simultânea do projeto MTC/HTC da Daimler-Chrysler do Brasil. Implantou um programa de capacitação interna em PDM, permitindo que a T-Systems fosse certificada como parceira da SDRC.

Coordenou projetos de consultoria em PDM, executando auditorias dos processos de desenvolvimento nas empresas Tecumseh, Maxion e Alstom Power.

Participou de conferências internacionais, apresentando trabalhos nos temas: gerenciamento de modificações de engenharia, PDM e gerenciamento de configuração. Durante os últimos três anos tem coordenado projetos de gerenciamento de processos de negócio, integrando planejamento estratégico, planejamento de sistemas com gerenciamento de processos e dentro do enfoque da ISO 9001:2000.

Antes de ir para a T-Systems trabalhou por dezessete anos na EMBRAER como engenheiro de suporte ao produto, analista de sistemas e gerente de sistemas de informação, no desenvolvimento de sistemas de engenharia. Durante os cinco últimos anos na EMBRAER, como gerente de CAD/CAE, coordenou estudos de introdução de PDM, DFMA e engenharia simultânea.


Turma de 1979

Ferramentas pessoais