Sidney Lage Nogueira

De wikITA

Tabela de conteúdo

Educação

Vida Acadêmica e Profissional

  • Professor do ITA e Pesquisador Titular do Centro Técnico Aeroespacial. Atuou ainda como gerente em projetos aeronáuticos no exterior, tendo residido nos EUA, Alemanha e Rússia.
  • Vida profissional dedicada à área de Projetos, Pesquisa, assim como de atuação na engenharia da Embraer
  • Conduziu o Programa de Especialização em Engenharia-PEE, da Embraer desde sua criação e por dez anos, selecionando e capacitando mais de mil engenheiros.
  • Foi Superintendente na ANAC (Superintendência de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas - SCD)
  • Elaborou Proposta de Reforma do Modelo Pedagógico do ITA apresentada em out/2011 no Processo de Escolha de novo Reitor para o ITA.VIDE [1]

Outras Atividades

  • Presidente do CASD, em 1973
  • Vice-Presidente da AEITA no biênio 2004/2005.
  • Presidente da AEITA no biênio 2006/2007.
  • Atuou como voluntário no Espaço Jovem, o qual criou e coordenou desde 2006.

Falecimento

"O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8 .

Pouco ou nada sabemos acerca da eternidade. Mas é de lá que o vento do Espírito Santo assopra e é pra lá que ele conduz os que dele nasceram. É natural pois que, em tantos momentos. contemplemos perplexos cada paisagem, em especial a última, do caminho terreno de um filho de Deus. "

  • Depoimento de seu filho Ronaldo no Facebook

"Demorei para começar a escrever algo sobre meu Pai Sidney Lage Nogueira. Mesmo sabendo que está ao lado de Deus, a dor da saudade já é grande. Muitas pessoas postaram homenagens para ele sobre o quão grande pessoa ele é. Escreverei o quão bom pai ele foi. Ele sempre cuidou muito bem de minha mãe. Nos últimos anos sempre passaram juntos em todas as missões da vida. Cantaram juntos, passearam juntos e deixaram diversos ensinamentos sobre como amar a Deus e ao próximo. Infelizmente ele partiu em um hora em que não planejava. Diversos projetos ainda estavam em andamento e serão continuados pela família. Meu pai sempre foi um homem carinhoso, correto e, por incrível que pareça, só depois de adulto começei a reconhecer isso. Nas últimas semanas dei a notícia que um novo neto está a caminho, após uma perda prematura na gravidez anterior. Quando aquele fato ocorreu, lá estava ele no hospital me visitando e me fortalecendo. Paizão você foi embora muito cedo, vai deixar saudades. Não se preocupe que cuidaremos da mãe. Tenho para mim o maior orgulho de ter sido seu filho. Fui caçula por muitos anos até a chegada do Renan, mas tive a oportunidade de conviver semanalmente com você até a sua partida. Festeje sua chegada aos ceus. Queria muito estar ai com você. Hoje choro sua partida, mas em breve, minha esposa, eu e nosso futuro filho iremos te visitar. Paizão irei passar as meus filhos o seu ensinamento. Espero ser um pai tão bom quanto você foi para mim. Vou amar meu filho como você me amou e sempre irei lembrar de você. Abraços e saudades eternas Ronaldo."

"Um pouco mais deste grande amigo, Sidney Lage Nogueira. São pessoas como ele que vem construindo este país, apesar de todo o trabalho contra dos políticos que temos. O melhor do que temos deste país não vem de Brasilia, com certeza. Perdemos um grande brasileiro!"

  • Depoimento de Aderson Caye no Facebook

"Eram os idos de 2001 e um grupo de renomados Engenheiros Aeronáuticos do ITA e da Embraer toparam o desafio de criar um curso de especialização em engenharia aeronáutica para jovens engenheiros egressos do Brasil todo. Nascia o PEE - Programa de Especialização em Engenharia da Embraer. Até então a Embraer vinha em alguns casos recorrendo a Consultores Estrangeiros, os chamados 'Job Shoppers', engenheiros que custavam em dólar para a companhia. Deu certo! Primeiro grupo formado em 2001 com 164 Engenheiros, todos absorvidos para trabalharem nos diferentes programas da Embraer. Tive a honra de fazer parte desse grupo, sendo destacado para trabalhar no Programa Legacy. Mais honra ainda tive de conhecer esse grupo de corajosos profissionais que audaciosamente desenharam esse programa de treinamento de 1 ano e 6 meses. O programa é um sucesso absoluto, funcionando há 14 anos, tendo formado milhares de engenheiros que atuam na Embraer, o sucesso se evidencia não só pelo tempo que existe e pelo número de profissionais capacitados mas, principalmente, pelos fantásticos produtos lançados nesses últimos 10 anos, certamente aí tem 'dedo' dessa engenheirada formada pelo PEE Embraer. Quem puxou essa iniciativa pioneira lá em 2001 foi o Engenheiro Sidney Lage Nogueira, nosso Mestre e Coordenador do Programa de Especialização em Engenharia Aeronáutica da Embraer. Anos mais tarde, merecidamente aposentou-se mas continuou mantendo contato com os agora não tão jovens assim engenheiros formados no PEE. Vinha mais do que merecidamente curtindo a vida, colhendo os frutos, convivendo com sua Família e Amigos. Infelizmente, hoje nosso Mestre partiu para o plano superior, de maneira inesperada o seu coração não resistiu e foi ao encontro do Engenheiro do Universo, Nosso Senhor e Nosso Deus. Descanse em Paz Mestre. Você foi, é e continuará sendo inspiração e exemplo pra todos nós da Embraer, pois sabemos que Nossa gente é o que nos faz voar!"

  • Depoimento de seu colega de colégio Nemésio Prata Crisóstomo (BZK Bazuca):

""S" de Sidney e de Solidariedade


Pelos rincões do País

com seu ônibus do bem

levando o Amor para quem

pouco tinha, foi feliz,

fazendo o que sempre quis;

mas quis Deus, e assim o fez,

que era chegada sua vez

de encerrar seu "ministério",

e por divino critério

nos levou Sidney de vez!


Foi o homem, mas deixou

sua marca registrada

no coração da "moçada",

por onde Deus lhe mandou

ir, e nunca duvidou

ser de Deus esta vontade

de se dar, sem "falsidade",

ao menos favorecidos,

pelo "poder" esquecidos:

isto é Solidariedade!


BZK"


Turma de 1974

Professores do ITA

Ferramentas pessoais