Sudeste asiático

De wikITA

Dicas passadas pelo Cláudio Sade Brodt (MEC-01) à itanet em 04/Abr/2013


Estive na Índia, Singapura, Tailândia e Malásia em 2011. Seguem algumas dicas gerais sobre estes países e outros da região que ouvi falar.


Singapura (não precisa de visto) = o país mais civilizado e desenvolvido que já conheci (já fui pros EUA e toda a Europa). Segurança e tranquilidade total. Como dizem por lá: "Asia for beginners". Acho que você não vai precisar de muitas dicas por lá. Custo de vida médio/alto mas nada absurdo. Local onde chineses, indianos, muçulmanos e católicos (minoria) vivem em perfeita harmonia. Ótimas opções de culinária. Sugiro pelo menos uns 5 dias. Imperdível = visite o "hotel com 2 torres que tem um barco com piscina infinita no alto dos quase 100 andares".

Índia (precisa de visto) = o contraponto de Singapura. O pior país que eu já conheci (e olha que fui para Bolívia, Peru e Venezuela). Acho que só perde pros africanos (apesar de que nunca estive neste continente). No entanto, acho que vale a pena a experiência. País extremamente seguro (pelo menos para os homens), apesar do subdesenvolvimento e pobreza. Só estive em Bangalore, a cidade mais desenvolvida, mas você pode visitar todas as grandes cidades e se for pro interior dizem que a experiência é incrível. Se você acha que gosta de pimenta, terá um verdadeiro teste. Se não curte, sugiro só comer vegetariano. Custo de vida baixíssimo.

Tailândia e Malásia (não precisam de vistos) = países com um litoral maravilhoso, praias e ilhas paradisíacas e grandes metrópoles onde o caos parece ter encontrado uma lei de formação. Boa segurança (bem maior que em SP ou RJ), mas tome cuidado com os oportunistas de plantão (pick pocket). Se for viajar de busão ou trem (eu viajei) leve sempre consigo todos os pertences valiosos (grana, cartões, máquinas, etc) e durma abraçados com eles. Por duas vezes vi gringos perderem tudo pois tem um esquema de motoristas com ladrões que entram nos bagageiros e roubam tudo de valor (bagagens não). Recomendo ficar na Kao San em Bangkok, visitar os templos religiosos, cidades históricas na região metropolitana (não me lembro o nome), andar de tuc-tuc na hora do rush (se você acha que SP tem trânsito ruim espere para conhecer Bangkok). Forte turismo sexual, mas sinceramente achei a beleza de lá muito alternativa. Vale a pena um passeio à noite por uma rua famosa que esqueci o nome mas todo mundo conhece (pergunte pelo "ping pong show", hehehe). Uns 4-5 dias em Bangkok vai fácil. Norte da Tailândia tem florestas e elefantes, o sul indo pra península malaia tem praias paradisíacas (recomendo na costa leste Ko Samui, mais turística e com infraestrutura, Ko Phangan, mais reservada e Ko Tao, isolada). Alugue uma vespa quase de graça (US$ 10 a diária) e conheça a ilha inteira, mas cuidado que tem muita gente imprudente e os acidentes são frequentes. No lado oeste tem Ko Phi Phi e outras atingidas por tsunamis mas que já se reconstruíram. Na Tailândia, visite as Perhentian Island na costa leste, excelente. Kuala Lumpur é praticamente igual a Bangkok, mas menos pitoresca. Custo de vida baixíssimo nestes 2 países.

Camboja, Laos e Vietnam = Acho que precisa de visto para os 3, alguns dá pra tirar no próprio aeroporto ou posto de fronteira, outros (talvez Vietnam) tem que ser antecipado. Custo de cerca de 50 a 100 US$ cada. Não visitei pois não tive tempo. Ouvi dizer que o Camboja é o mais bonito e interessante. Custo médio. Mantenha-se na rota turística de 3-4 cidades para não ter problemas com segurança. País extremamente pobre destruído pelos comunistas do Khmer Vermelho mas muitas ruínas preservadas. Vietnam e Laos ouvi falar pouco.


Página principal

Ferramentas pessoais