Sugestões

De wikITA

(Diferença entre revisões)
(Incluído os 2 emails do Ferrari para a Itanet.)
 
(5 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
-
Email do Carlos Henrique Ferrari 01/JUL/2008 14:12
 
-
 
-
estive conversando com alguns colegas e surgiu o embrião de uma idéia e gostaria de sugestões para ver se a mesma é viável e útil.
 
-
 
-
A AEITA tem limitações de pessoal, verbas etc. Aqui na ITANET surgem alguns assuntos de forma recorrente (contagem de tempo do ITA para aposentadoria, investimentos, planos de saúde, etc).
 
-
 
-
Criar um portal do ITA ou da AEITA com todos estes bizus seria algo útil, no entanto existem limitações de pessoal, financeiras etc, a idéia então seria utilizar um mecanismo WIKI, ou seja, é um hipertexto onde todos podem ir atualizando o texto acrescentando informações etc. (o exemplo mais conhecido é a Wikipédia)
 
-
 
-
Este mecanismo é simples de ser usado e não sobrecarregaria a AEITA ou algum eventual moderador. Não é para falarmos de assuntos como bolsa-família etc. é apenas para assuntos intimamente associados aos Iteanos da engenharia do ITA . Abaixo uma lista de possíveis assuntos. Não se trata de esgotarmos um assunto ou escrevermos um tratado sobre o mesmo, mas de bizus para dar um V0 na pessoa, por exemplo em concursos públicos alguém pode listar meia dúzia de sites onde falam dos concursos que existem, pode falar dos livros que usou para estudar, dos cursinhos para concursos no Rio, em São Paulo e não muito mais que isso, eventualmente pode também colocar o próprio email para algum colega que queira perguntar algo mais.
 
-
 
-
Seria uma WIKI fechada com um mecanismo de controle de cadastro (por exemplo estar associado a ITANET, a AEITA, a alguma lista regional, etc).
 
-
 
-
Teríamos duas partes, ambas fechadas para o público em geral e abertas aos iteanos: a primeira seria uma parte comunitária, bem ao estilo WIKI mesmo, onde cada um vai modificando as informações, acrescentando dados, etc e uma segunda parte OPCIONAL, onde qualquer iteano pode criar um assunto e dizer logo no início que a página é dele e ninguém mais mexe. Pode colocar página de poemas, falar sobre a sua empresa, etc. Obviamente esta segunda parte não é visível ao público em geral, então não sei se algum iteano se interessaria em ter uma página só dele (sem os outros mexerem), mas fica a possibilidade de uma página apenas para os colegas iteanos.
 
-
 
-
Havendo interesse, nesta segunda parte (com dono) poderiam ser colocadas as entrevistas do suplemento ou mesmo reportagens para simples consulta. 
 
-
 
-
Ficam  ainda algumas questões como onde isto seria hospedado: existem provedores WIKI gratuitos, alguém poderia querer hospedar o WIKI assim como o Ciro faz com a ITANET (ou mesmo o Ciro poderia acabar de enlouquecer com mais um serviço destes, etc)
 
-
 
-
Mas a principal questão é saber se isso seria útil, se o esforço teria retorno, se os iteanos iriam consultar isso. Não se trata de uma "enciclopédia" abrangente, mas alguns tópicos pré-definidos onde iríamos colocando e modificando as informações para nos ajudarmos.
 
-
 
-
Obviamente seria pautada pela DC e seria algo construtivo, nada de sacanear colegas nem professores. Se usou o Livro X em determinada matéria do curso do ITA, pode deixar lá registrado e nos anos seguintes alguém pode acrescentar outros livros e eventualmente opinião sobre os mesmos. É claro que se algum espírito de porco sair escrevendo bobagens, xingando professores ou colegas, as mudanças são rastreáveis e ele pode ser expulso da comunidade.
 
-
 
-
Mais uma vez, não é um site para esgotar assuntos, apenas para apresentar a opinião de outros colegas sobre assuntos e problemas que são bem comuns aos iteanos e muitas vezes como um início de pesquisa com vários links de outros sites, recomendações, etc
 
-
 
-
O que vocês acham?
 
-
 
-
Ferrari ele.90
 
-
 
-
 
-
 
-
 
Sugestões de Conteúdo:
Sugestões de Conteúdo:
-
curso do ITA
+
#curso do ITA
-
 
+
## cursinhos para o ITA
-
-        cursinhos para o ITA
+
## livros para o ITA
-
 
+
## matérias/livros do ITA
-
-        livros para o ITA
+
## professores do ITA
-
 
+
## alunos do ITA
-
-        matérias/livros do ITA
+
## histórias do ITA
-
 
+
## gírias do ITA
-
-        professores do ITA
+
## resultados no provão  
-
 
+
#início de carreira
-
-        alunos do ITA
+
## emprego inicial
-
 
+
## recolocação
-
-        histórias do ITA
+
## headhunters
-
 
+
## empregos em outros países
-
-        gírias do ITA
+
## pesquisas de salários por área, por turma
-
 
+
#planejamento de carreira
-
-    resultados no provão  
+
## mestrado
-
 
+
## MBA
-
 
+
## doutorado
-
início de carreira
+
## mudança para a área administrativa
-
 
+
## concursos públicos
-
-        emprego inicial
+
#planejamento da vida pessoal
-
 
+
## compra de casa própria / oportunidades de locação em diversas cidades; classificados de imóveis de iteanos
-
-        recolocação
+
## gastos com filhos
-
 
+
#preparação para pós-carreira
-
-        headhunters
+
## previdência privada
-
 
+
## ações na justiça para reconhecer anos de ITA para aposentadoria
-
-        empregos em outros países
+
## planos pessoais de aposentadoria
-
 
+
## investimentos em ações
-
-        pesquisas de salários por área, por turma
+
## imóveis para alugar
-
 
+
## compra e venda de imóveis
-
planejamento de carreira
+
## planos de saúde (as soluções adotadas por cada um, e obviamente o link das conveniadas ou bizuradas pela AEITA)
-
 
+
#empreendedorismo
-
-        mestrado
+
# viagens
-
 
+
## europa
-
-        MBA
+
## USA
-
 
+
## cidades específicas
-
-        doutorado
+
## compilação dos bizus da ita-net
-
 
+
----
-
-        mudança para a área administrativa
+
[[Página principal]]
-
 
+
-
-        concursos públicos
+
-
 
+
-
planejamento da vida pessoal
+
-
 
+
-
-        compra de casa própria
+
-
 
+
-
-        gastos com filhos
+
-
 
+
-
preparação para pós-carreira
+
-
 
+
-
-        previdência privada
+
-
 
+
-
-        ações na justiça para reconhecer anos de ITA para aposentadoria
+
-
 
+
-
-        planos pessoais de aposentadoria
+
-
 
+
-
-        investimentos em ações
+
-
 
+
-
-        imóveis para alugar
+
-
 
+
-
-        compra e venda de imóveis
+
-
 
+
-
-        planos de saúde (as soluções adotadas por cada um, e obviamente o link das conveniadas ou bizuradas pela AEITA)
+
-
 
+
-
Email do Carlos Henrique Ferrari 02/JUL/2008 15:40
+
-
 
+
-
Parte II
+
-
Objetivos:
+
-
 
+
-
atrair iteanos para um "local" comum para estimular:
+
-
 
+
-
o senso de grupo
+
-
para que o iteano dê mais valor (ou o devido valor) à escola onde ele estudou
+
-
atrair os iteanos enquanto bixos para que depois permaneçam na AEITA/wikITA
+
-
acredito que desta forma os iteanos fiquem mais permeáveis às ações dos colegas, da AEITA, etc
+
-
 
+
-
+
-
 
+
-
pré-definição dos requisitos para o sistema:
+
-
 
+
-
obrigatórios
+
-
 
+
-
rastreamento das mudanças (para o caso de vandalismo por algum colega sem DC)
+
-
possibilidade de senhas/privacidade das páginas ou seja, só iteanos acessarão o sistema)
+
-
desejáveis:
+
-
 
+
-
desejável que algumas páginas possam ser totalmente abertas (para o caso de algum iteano querer que aquela página sua, particular, seja aberta ao mundo – se não der, ele coloca um link para o mundo exterior.
+
-
possibilidade de armazenamento de arquivos integrado ao sistema (quem sabe fazer um banco de bizus digital para os bixos)
+
-
conversor online de HTML para "wiki" e .doc para "wiki". A linguagem para se escrever nestas páginas é um tiquinho chata, mas com um conversos fica muito fácil de só retocar depois. O conversor seria mais para o texto inicial, retocar é sempre mais fácil. Temos de lembrar que nem todo são computeiros ou gostam de "aprender"uma linguagem nova
+
-
 
+
-
 
+
-
+
-
 
+
-
Após a definição exata dos requisitos do sistema, deveremos procurar dentre as soluções existentes como vai ser a parte estrutural do sistema:
+
-
 
+
-
decidir entre um host comercial (ou mesmo gratuito) que já tenha toda a estrutura para wiki e um wikiphp colocado em uma página nossa onde teremos muito mais versatilidade no entanto a manutenção (em termos de gente) será mais cara.
+
-
se for em uma página nossa deve ser mais fácil integrar isso na página da AEITA (caso ela queira)
+
-
+
-
 
+
-
arranjar um bixo para ajudar, de preferência que não esteja saindo do ITA para que ele influencie a sua turma a usar o sistema. Melhor ainda se depois do início do sistema em algum aplicativo tipo GNU algum projeto surja em cima dele para incorporar facilidades, ligar à rede do H-8, etc
+
-
 
+
-
É bom sempre lembrar que a intenção não é recriar uma wikipédia, totalmente abrangente, mas sim partir de um índice geral na página de boas vindas com uma estrutura semelhante àquela do email inicial e daí o conteúdo será modificado e atualizado pelos usuários. As pessoas visitam as páginas de internet pelo conteúdo, a maior chance de termos um site onde os iteanos entrem repetidamente é termos conteúdo específico para iteanos e a forma mais barata é a do mutirão onde cada um escreve um pouco.. (e o formato wiki é provavelmente o mais indicado)
+
-
 
+
-
 
+
-
Vejam que é um tanto diferente de uma wikipédia onde você digita um "verbete" e ele corre atrás das correspondências. Isto por que se imagina que uma enciclopédia fale de tudo, nós nos ateremos ao ITA e aos iteanos, desta forma um menu inicial com áreas que tratamos facilita bem (o que não vai impedir a busca livre).
+
-
 
+
-
Bom, o passo seguinte é saber:
+
-
 
+
-
alguém aqui conhecimento dos diversos WIKI's públicos que estão por aí? (estou falando das ferramentas públicas (GNU, etc) que estão liberadas para quem quiser montar um wiki próprio em seu site)
+
-
alguém já fez alguma pesquisa nos sites que hospedam wiki para fazer algum wiki?
+
-
 
+
-
+
-
 
+
-
depois disso vamos ver quem tem tempo livre para ajudar, pois precisa ter conhecimento da ferramenta que vamos usar.
+
-
 
+
-
 
+
-
Uma outra proposta que está surgindo é de um colega da minha turma (Toni) está dando uma mão em PVT e sugeriu que se iniciasse na página da nossa turma, talvez a gente toque a proposta meio underground por um tempo para que se tenha um modelo a ser discutido para uma possível versão global depois, vamos ver como as coisas evoluem...
+
-
 
+
-
+
-
 
+
-
devagar vamos caminhando...
+

Edição atual tal como 13h08min de 15 de julho de 2010

Sugestões de Conteúdo:

  1. curso do ITA
    1. cursinhos para o ITA
    2. livros para o ITA
    3. matérias/livros do ITA
    4. professores do ITA
    5. alunos do ITA
    6. histórias do ITA
    7. gírias do ITA
    8. resultados no provão
  2. início de carreira
    1. emprego inicial
    2. recolocação
    3. headhunters
    4. empregos em outros países
    5. pesquisas de salários por área, por turma
  3. planejamento de carreira
    1. mestrado
    2. MBA
    3. doutorado
    4. mudança para a área administrativa
    5. concursos públicos
  4. planejamento da vida pessoal
    1. compra de casa própria / oportunidades de locação em diversas cidades; classificados de imóveis de iteanos
    2. gastos com filhos
  5. preparação para pós-carreira
    1. previdência privada
    2. ações na justiça para reconhecer anos de ITA para aposentadoria
    3. planos pessoais de aposentadoria
    4. investimentos em ações
    5. imóveis para alugar
    6. compra e venda de imóveis
    7. planos de saúde (as soluções adotadas por cada um, e obviamente o link das conveniadas ou bizuradas pela AEITA)
  6. empreendedorismo
  7. viagens
    1. europa
    2. USA
    3. cidades específicas
    4. compilação dos bizus da ita-net

Página principal

Ferramentas pessoais