Sugestões para Melhoria do Currículo do Curso Fundamental

De wikITA

Tabela de conteúdo

Situação do Currículo (2011)

Grade Curricular

Grade Curricular do FUND

Ementas

Ementas das matérias do ITA

Carga Horária

Sugestões Gerais

Labs no Fund

Alguns labs de fisica sao muito parecidos uns com os outros. A quantidade de labs poderia ser reduzida, e o tempo poderia ser utilizado com disciplinas extra-curriculares (e.g. FIS- 51, 52 e 53).

A producao de relatórios nos labs do FUND é uma boa oportunidade para incentivar os alunos a aprenderem ferramentas de Informática úteis na produção de documentos científicos, como:

  • LaTeX: editor de textos padrão do meio científico e facilita a edição de equações.
  • Softwares pra analisar dados e plotar gráficos. Como exemplo, pode-se utilizar o MATLAB ou o Octave (http://www.gnu.org/software/octave/), que é uma alternativa gratuita ao MATLAB e possui um funcionamento semelhante a este, assim os alunos já estariam adquirindo familiaridade com um software que usarão no PROF e possivelmente em suas carreiras. Outra opção é o Mathematica.

Humanidades

  • Parece faltar uma disciplina que explique e compare as vantagens e desvantagens (pro aluno e pra sociedade) das varias trajetorias que um engenheiro pode ter na sociedade: pesquisa academica, pesquisa industrial, empreendedorismo, empregos em empresas de engenharia, bancos ou consultorias, e assim por diante... O ideal seria tambem explicar quais sao os recursos existentes para dar suporte a cada tipo de trajetoria, e como maximizar o uso desses recursos. Por exemplo, no caso de empreendedorismo, poderia-se discutir quais sao as maneiras de se obter financiamento para projetos inovadores. No caso da trajetoria academica, poderia-se discutir conselhos gerais (como os que se encontram em livros como "A PhD is not enough" e "Survival Skills for Scientists") e tambem informar os alunos sobre bolsas e colaboracoes do ITA com outras instituicoes.
  • "HUM-30 - Leitura e Escrita em Português" deveria ser obrigatória, dado que se trata de um habilidade importante para o engenheiro e não é coberta no currículo.

Sugestões Específicas para Disciplinas


AEITA Europa

Ferramentas pessoais