T63-Homem-de-Mello-Coincidencia

De wikITA

Esta crônica foi lida pelo Homem de Mello na reunião da turma de 1963 no Hotel Orotur, Campos do Jordão, em 14/11/17.


UMA COINCIDÊNCIA INCRÍVEL!

Johnny Homem de Mello


Para fugirmos da cidade, fomos passar o feriado de 12 de Outubro em Campos do Jordão, no Hotel Orotour, onde já havíamos estado muitas vezes, inclusive vários Reveillons.

Saímos de São Paulo na 5ª feira cedo e não pegamos o congestionamento monstro noticiado nos jornais.

Infelizmente o tempo não ajudou muito. Na 6ª feira choveu praticamente o dia todo, limitando nossas atividades: Anna Maria lendo Queda de Gigantes e eu vasculhando a Internet com meu netbook.

Essas atividades têm um limite e quando chegou a noite, já saturado de Internet e por sugestão de Anna Maria, fui pegar um livro na biblioteca do Hotel. Dentre os poucos livros disponíveis, a maioria fora do meu gosto, escolhi um livro de contos, Maravilhas do Conto Moderno Brasileiro, pois assim podia começar e terminar uma leitura sem ter que pedir o livro emprestado para terminar de lê-lo em São Paulo.

No quarto, escolhendo um conto, encontrei um cartão postal dentro do livro (ver abaixo). Estava dirigido a uma certa Eneida e assinado por uma certa Anna Maria. A letra era igual à da Anna Maria.

Perguntei a ela se conhecia alguma Eneida e ela respondeu que tivera, no ginásio, uma colega Eneida Canepa. Mostrei o postal a ela que confirmou ser sua letra. Era um postal enviado de Bariloche contando sobre a beleza da cidade e da neve sobre a montanha. Fora escrito há uns 50 anos atrás!

Ora, o dono do Hotel, que conhecemos de outras ocasiões, chama-se Nelson Canepa – ele teve uma fazenda em Itatinga na parte dividida da Fazenda Pinheiros que ficou para Tia Heloísa. Anna Maria nunca havia feito ligação entre as duas pessoas!

De manhã, conversamos com o filho do Nelson, Paulo – gerente do Hotel – que confirmou ter duas tias, Eda e Eneida, e que Eneida mora na França e há muitos anos não vem ao Brasil.

O livro foi editado em 1958 e o postal deve ter servido de marcador durante todos esses anos!

É simplesmente incrível essa coincidência.

Campos do Jordão, 13/10/2012

Cartão postal - frente
Cartão postal - verso

Album literário da turma de 1963

Turma de 1963

Ferramentas pessoais