William Leonard Grossman

De wikITA

Foi professor de economia de linhas aéreas do ITA entre 1948 e 1952 e Chefe dos Departamentos de Economia e de Transportes do ITA.
Economista pela Universidade de Harvard e advogado pela Universidade de Nova York.
Foi professor da Escola de Comércio da Universidade de Nova York onde lecionou durante muitos anos a cadeira de fiscalização e economia de transportes
Veio para o ITA junto com outros professores fundadores convidados pelo Ministério da Aeronáutica.
Antes de sua vinda ao Brasil, publicou diversos livros sobre transportes, como Air Passenger Traffic (1947), Ocean Freight Rates (1956) e Fundamentals of Transportation (1959). Publicou em diversos periódicos internacionais e era integrante do Transportation Research Forum de Nova York.
Apaixonou-se pela literatura brasileira e traduziu diversos livros de Machado de Assis e Jorge Amado para o inglês.
Enquanto esteve no ITA fez a primeira tradução da obra Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para o inglês.
No prefácio da primeira edição agradece a Arnaldo Pessoa, que "repassou o texto comigo" e a Joseph Morgan Stokes "cujos comentários anotados sobre meu primeiro rascunho estão refletidos nesta versão final"
Faleceu em 1980.

Em 15 de abril de 2011, o Laboratório de Transporte Aéreo do ITA foi batizado com o nome de LABTAR Prof William L Grossman.

Links externos

LABTAR do ITA é re-inaugurado

Homepage do LABTAR

Fotos da inauguração do LABTAR William L Grossman


Professores do ITA

Ferramentas pessoais